sexta-feira, 26 de julho de 2013

Brasil X EUA

Por Jordan Marks

Nível Intermediário I

Eu estou muito surpreendido com a cultura brasileira. É mais ocidental que eu já pensei.

Quando eu liguei a tevê, eu assisti a um programa que era popular quando eu era criança, e foi dublado em Português. Já vi muitos filmes dublados em português durante minha estadia no Brasil. Acho que os Estados Unidos tem um grande mercado para filmes porque Hollywood tem uma grande economia. O Brasil tem muita demanda, mas não tem recursos bastantes para muitos filmes. Os shoppings no Brasil são como shoppings nos Estados Unidos. Eu fiquei muito surpreendido quando eu entrei no meu primeiro shopping no Brasil. Muitas lojas para comprar roupas, eletrônico, e lojas para comer. O shopping Barra é muito limpo e atarefado.

Há muitas diferenças entre Brasil e EUA, claro, mas eles têm mais semelhanças que você pensa.

 


Futebol em Salvador, BA, Brasil



Por Christopher Cardona


Nível Intermediário I

Durante a minha estadia em Salvador, eu já tive a oportunidade de assistir dois jogos de futebol.  Os dois jogos foram no estádio Arena Fonte Nova, um dos estádios que vai ser utilizado para a Copa do Mundo em 2014. A primeira partida que eu assisti foi Itália contra Uruguai para determinar a posição do terceiro lugar na Copa de Confederações. Poder assistir esse jogo foi uma experiência inesquecível porque de uma maneira foi uma pré-visualização de como vai ser a Copa do Mundo. Fora do estádio o ambiente foi excelente, os diversos patrocinadores tinham diferentes bancadas com música e produtos oficiais da FIFA. O jogo foi emocionante e dava para perceber a qualidade dos jogadores dentro do campo.  As quase 42.000 pessoas que ingressaram ao estádio deixaram a Fonte Nova pintada de diferentes cores. A maioria da torcida brasileira ficou torcendo para que o Uruguai ganhasse, mas, no final dos noventa minutos, o jogo terminou com um empate de dois a dois. Com o placar empatado, o jogo continuou com duas metades de 15 minutos de prorrogação, mas ainda assim ninguém conseguiu fazer um gol. Imagina ver um jogo assim ser definido nos pênaltis e ao vivo! Com cada pênalti gritei e fiquei mais nervoso, até no final quando o goleiro da Itália conseguiu parar duas cobranças de pênaltis do Uruguai. Itália, o país que eu queria que ganhasse,  ganhou! Depois dessa experiência, eu soube que tinha que voltar e ver outro jogo. Eu resolvi ir na semana seguinte ao jogo do Bahia contra Corinthians. Ver um jogo do Brasilerão é diferente que ver um jogo da FIFA. Primeiro, os torcedores são mais apaixonados por seus clubes, eles tem canções e bandeiras muito grandes que eles as colocam dentro do estádio. Outra diferença é que nos jogos da FIFA eles nao deixam as pessoas entrar com tambores, coisa que muda o ambiente bastante.  O jogo que eu vi acabou com o Bahia perdendo de dois a zero, eu saí do estádio triste, mas gostei de poder ver um dos meus jogadores preferidos, Alexandre Pato, fazer dois gols. Eu recomendo para todas as pesoas que gostam de futebol ir a pelo menos um jogo, vale muito a pena!


Viagem à Chapada Diamantina, Bahia, Brasil

Por Annie Caccimelio
Nível Intermediário I



Antes da nossa viagem a Chapada Diamantina, eu estava nervosa e não animada como os outros estudantes.  Eu não gosto de caminhar muito fora ou nadar em água gelada.  Também eu odeio mosquitos e outros bichos. Então, a noite antes da viagem, eu estava falando com meus pais nos Estados Unidos e estava chorando.  Eu queria ir a Fortaleza com minha família brasileira porque prefiro a praia, mas meus pais disseram que era necessário ir a Chapada porque é importante tentar novas coisas e atividades.



Agora depois da viagem, eu estou muito alegre que eu fui a Chapada.  Nadei em rios, cachoeiras e lagoas belos.  Subi uma chapada com o grupo e tiramos fotos legais que mostram a paisagem distante e majestosa.  Também, venci meu medo das alturas quando eu montei uma tirolesa sobre uma cachoeira alta.  Foi revigorante e eu estou muito orgulhosa de mim mesma.  Finalmente o último dia da viagem, o grupo saiu para Lençóis, a cidade pequena onde ficamos.  Foi muito divertido mesmo, a cidade é muito pequena e pitoresca. Conhecemos muitas pessoas locais e temos muitas histórias engraçadas daquela noite.  A natureza no Brasil é espetacular e um dia espero voltar a Chapada Diamantina com minha família. Se voltar, eu vou explorar mais o parque nacional e vencer mais medos.