segunda-feira, 4 de abril de 2016

Qual a diferença entre delação e dilação?

Oi, gente!

Tanta coisa acontecendo aqui no Brasil... Crises! Manifestações! Investigações!
Acompanhar cada capítulo dessa nova novela brasileira não tem sido fácil.

No final do ano passado, uma aluna particular me pediu que trabalhássemos, durante as aulas, os casos da Lava-Jato, pedaladas fiscais... enfim, questões políticas, econômicas e sociais que estavam sendo manchetes de muitos jornais nacionais e internacionais.  Prometo que compartilharei depois todo o material usado nessas aulas.

Ela queria muito saber o que estava acontecendo no Brasil e aproveitar para aprender algumas palavrinhas novas. Delação e dilação eram novidades para ela.

Dois dias depois dessa aula, ela entrou em contato para saber o significado da expressão "delação premiada". Em resposta, enviei um e-mail com essa imagem e a explicação abaixo.

Texto dessa imagem alterado em 04/04/2016

"Delação premiada é uma expressão utilizada no âmbito jurídico, que significa uma espécie de "troca de favores" entre o juiz e o réu. Caso o acusado forneça informações importantes sobre outros criminosos de uma quadrilha ou dados que ajudem a solucionar um crime, o juiz poderá reduzir a pena do réu quando este for julgado." 


Ou seja, o juiz diminui a pena do acusado caso esse entregue seus companheiros. Desse modo, tal informação  faz cessar a conduta criminosa. Esse modelo foi adotado pela legislação brasileira influenciado pelos eficientes resultados  em alguns países, como Itália, Estados Unidos da América, Alemanha, dentre outros.

As fontes utilizadas foram:
http://www.significados.com.br/
http://rafael-paranagua.jusbrasil.com.br/artigos/112140126/origem-da-delacao-premiada-e-suas-influencias-no-ordenamento-juridico-brasileiro

Gostaram? Compartilhe conosco suas ideias e curiosidades dos seus alunos.

Abraço!