quarta-feira, 30 de março de 2016

Celpe-Bras 2016.1

Oi, gente!

As inscrições do Celpe-Bras 2016.1 foram abertas em 11 de janeiro e encerradas no dia 03 de março.

As provas serão realizadas entre 26 e 28 de abril, em 25 postos aplicadores credenciados no Brasil e em 65 no exterior.





Participam do exame candidatos estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil e no exterior, cuja língua materna não seja o português, com no mínimo 16 anos completos na data do exame. A escolaridade mínima deve ser equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.


Aqui, na Bahia, o exame ocorre na Universidade Federal da Bahia - UFBA.




O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido e aceito oficialmente em empresas e instituições de ensino. De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado nos níveis de proficiência intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. 

Fonte: Inep







Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros




Exame que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC), aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

Quando: 
Esse Exame ocorre duas vezes ao ano. Geralmente, nos meses de abril e outubro.

Inscrições:
As inscrições ocorrem, geralmente, com três ou dois meses de antecedência.

Onde:
Confira aqui os postos aplicadores.

Informações sobre a prova:
Acesse aqui o guia do participante e veja as tarefas comentadas da prova da Edição de abril de 2013.

Mais Informações sobre a estrutura do exame:
Veja aqui.