quarta-feira, 28 de maio de 2014

Básico II - Brincadeiras Infantis

Recorda-se dessa imagem?













Sim, é aquela brincadeira infantil chamada "amarelinha". Cada jogador precisa ter uma pedrinha, não pode pisar nas linhas do jogo etc.
Você deve estar se perguntado: Sara, o que esse tem a ver jogo com a aula de PLE?

Quando iniciamos as aulas com uma turma de básico II, precisamos fazer algumas revisões, não é? Que tal, em uma dessas aulas, trabalharmos com o tema "brincadeiras infantis"?

Como iniciar a aula?

1. Prepare um slide (Power Point) com imagens de várias brincadeiras infantis. Inicie a aula com esse slide, à medida que for passando as imagens, faça perguntas aos alunos. Por exemplo:
- O que tem nessa imagem?
- O que essas crianças estão fazendo?
- Qual o nome dessa brincadeira?
- Você brincava muito na sua infância?
- Quais as brincadeiras que você mais gostava?
- Há brincadeira de menino e brincadeira de menina? Quais? O que você pensa sobre isso?

Sugiro estas imagens:





















O objetivo principal dessa atividade de relembrar a infância é motivá-los a falarem dela, utilizando, claro, as habilidades  comunicativas, léxico e conteúdos gramaticais trabalhados no básico I.

Você, professor, fique atento às seguintes questões:

- Usaram palavras ou frases para responder as perguntas?
- Tiveram dificuldades para respondê-las?
- Houve desvios/erros ao usarem artigos, pronomes, verbos no presente e no pretérito perfeito e imperfeito? Quais?

Agora, você tem elementos suficientes para fazer o diagnóstico da turma. Se achar pertinente, aproveite para  fazer uma revisão pontual de alguns conceitos gramaticais e  observações em relação aos desvios/erros cometidos nessa aula.



Você já ouviu falar na cantiga "Escravos de Jó"? Que tal finalizar a aula com ela?
Ensine-os a letra da cantiga e as regras do jogo, seja sucinto ao lhes contar a história dessa cantiga, uma vez que é uma turma de básico 2, e a aula é de revisão.

Uma das versões da cantiga:












Escravos de Jó, jogavam caxangá
Escravos de Jó jogavam caxangá.
Tira, bota, deixa o Zambelê ficar...
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.

Para saber como cantá-la, assista aqui .
Para saber a história e as regras, clique aqui .
Mais da história, clique aqui e aqui.

Agora é a sua vez: Qual atividade de escrita você sugere? 





Vocabulário: Futebol


Pessoas, 


acabei me esquecendo de sugerir, na postagem anterior, esta música do skank "É uma partida de futebol".  Que tal colocá-la entre os pontos 5 e 6 da sequência didática daquela postagem?  

Vocês concordam? Sugestões?