Gente,
faltando 16 dias para Abertura Oficial da Copa do Mundo no Brasil, resolvi planejar uma aula com essa temática. Não colocarei o plano de aula aqui, mas darei sugestão de video, site e como poderia ser a sequência didática da aula. Ok?
Primeiro, você terá de assistir ao vídeo da ação #TAMOCONECTADO - Surpresa em uma Loja Vivo.
Como vocês viram, o cliente vai à Loja Vivo solicitar ou cancelar um serviço. O funcionário da loja inicia o assunto "Seleção". Conversa vai, conversa vem, ele interrompe o papo dizendo ao cliente que vai chamar o técnico para dar também a sua opinião. Nesse momento, o cliente poderia ter se perguntado: que técnico?
...
Dependendo do perfil da sua turma ou do seu aluno particular, esse tema poderá ser muito bem explorado ou não. Você, como um bom professor, saberá o que explorar com essa temática. Tudo certinho?
Minha sugestão:
1. Antes de mostrar o vídeo aos alunos, faça-lhes algumas perguntas:
a) Vocês estão animados com Copa do Mundo?
b) O que vocês estão achando de a Copa do Mundo acontecer no Brasil?
c) Acham que o Brasil está preparado para receber um evento desse porte?
d) Hoje, pra vocês, quem é o craque do futebol? Cristiano Ronaldo, Neymar, Messi etc. ?
e) De quais craques do passado vocês se lembram?
2. Agora, mostre o vídeo aos alunos. Avise-os que o vídeo será passado duas vezes e aparecerá legenda somente na segunda vez.
3. Antes de passar o vídeo pela segunda vez, pergunte aos alunos quais foram as dificuldades encontradas, se houve alguma palavra que eles não entenderam. Caso exponham a(s) palavra(s) não compreendida(s), antes de explicar-lhes o(s) sentido(s), pergunte se alguém saberia e poderia explicar a todos o(s) sentido(s) (
4. Após assistir ao vídeo pela segunda vez, encaminhe a discussão para as reações e emoções das pessoas diante dessa situação inusita. Aqui, você poderá explorar estes vocabulários: alegria, surpresa, carinho, curiosidade, desabafo, dúvida, euforia, felicidade, gratidão etc. (Veja mais aqui). Eu pensei em repassar o momento em que Felipão, técnico da Seleção brasileira, entra na sala e perguntar aos alunos quais foram as emoções/reações geradas por cada pessoa, e os alunos identificariam cada emoção/reação olhando a cena.
5. Ativdade 1: divida a sala em grupos.
Levando em consideração o comportamento de um dos clientes, que não se dá conta da chegada do técnico na sala, e o nome da ação #tamoconectado, cada grupo terá que elencar os pontos positivos e negativos do uso das redes sociais. Depois cada grupo apresenta, e você media a discussão.
6. Que tal finalizar a aula conhecendo os jogadores convocados ?
Um dos estádios?
Itaipava Arena Fonte Nova
Aproveite esse momento para trabalhar com vocabulários, expressões e cenários:
abrir o placar, acertar a rede, acréscimo, adversário, alteração, apito final, aplicar cartão, aquecimento, arquibancada, banco de reservas, drible, estádio, gol contra, placar etc.
Acesse http://dicionariofield.com.br/, trata-se de um dicionário trilingue (português, inglês, espanhol) que contém cerca de 700 verbetes de unidades lexicais e expressões do futebol, além de aproximadamente 40 verbetes de cenários. Você vai adorar!
7. Nessa aula, você poderá abordar também:
a) verbo estar nas formas estava, está, estamos, na oralidade, varia para tava, tá, tamo(s).
b) Passado contínuo
c) Futuro do Pretérito
d) Tu vais/ tu vai (Tu vais fazer o selfie agora, né?)
Agora, mais uma vez, é com vocês: O que acharam? Aguardo sugestões!
Fonte:
1. http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/felipao-vira-tecnico-de-operadora-e-surpreende-clientes
2. http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/02/felipao-completa-lista-para-amistoso-com-fred-jo-e-jafferson.html
3. http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Empresa/noticia/2013/04/com-fonte-nova-itaipava-quer-driblar-ambev-e-crescer-no-nordeste.html
4. http://dicionariofield.com.br/creditos
Nenhum comentário:
Postar um comentário