Resumo do artigo apresentado no X CONSIPLE, Congresso Internacional da SIPLE, Vidas em Português Políticas Multilaterais para o Ensino e a Formação em PLE/PL2.
Sara Oliveira da Cruz.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Iracema Luiza de Souza.
Muitos estrangeiros vêm ao Brasil com o objetivo de aprender a
falar e escrever melhor em língua portuguesa, bem como conhecer e viver a
cultura. Ao viverem no Brasil, comparam constantemente a sua cultura com a do
outro (brasileiro). Essa prática discursiva foi percebida durante as produções
orais e
escritas dos alunos do curso de PLE no Núcleo Permanente de Extensão em Letras
(NUPEL/UFBA). Pretendo, com este trabalho, relatar a minha experiência, enquanto
professora de Português como Segunda Língua, em que criei um blog a fim de
compartilhar algumas das produções textuais feitas
pelos alunos. Nessa perspectiva, adotei
a abordagem comunicativa para o ensino de língua estrangeira (Cf. SILVEIRA,
1999), a concepção de língua como lugar de interação (Cf. GERALDI, 1997;
MARCUSCCHI, 2008; KOCH, 2002) e o papel dos gêneros textuais (Cf. BAKHTIN,
1997; MARCUSCCHI, 2005) no uso da língua e, consequentemente, no ensino da
mesma (Cf. ANTUNES, 2009; KOCH, 2002).