sexta-feira, 16 de maio de 2014

Turmas de PLE lendo e escrevendo no Blog: experenciando no curso de extensão da UFBA

Resumo do  artigo apresentado no X CONSIPLE, Congresso Internacional da SIPLE, Vidas em Português Políticas Multilaterais para o Ensino e a Formação em PLE/PL2. 

Sara Oliveira da Cruz.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Iracema Luiza de Souza.

Muitos estrangeiros vêm ao Brasil com o objetivo de aprender a falar e escrever melhor em língua portuguesa, bem como conhecer e viver a cultura. Ao viverem no Brasil, comparam constantemente a sua cultura com a do outro (brasileiro). Essa prática discursiva foi percebida durante as produções orais e escritas dos alunos do curso de PLE no Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL/UFBA). Pretendo, com este trabalho, relatar a minha experiência, enquanto professora de Português como Segunda Língua, em que criei um blog a fim de compartilhar algumas das produções textuais feitas pelos alunos.  Nessa perspectiva, adotei a abordagem comunicativa para o ensino de língua estrangeira (Cf. SILVEIRA, 1999), a concepção de língua como lugar de interação (Cf. GERALDI, 1997; MARCUSCCHI, 2008; KOCH, 2002) e o papel dos gêneros textuais (Cf. BAKHTIN, 1997; MARCUSCCHI, 2005) no uso da língua e, consequentemente, no ensino da mesma (Cf. ANTUNES, 2009; KOCH, 2002).