sexta-feira, 16 de maio de 2014

Turmas de PLE lendo e escrevendo no Blog: experenciando no curso de extensão da UFBA

Resumo do  artigo apresentado no X CONSIPLE, Congresso Internacional da SIPLE, Vidas em Português Políticas Multilaterais para o Ensino e a Formação em PLE/PL2. 

Sara Oliveira da Cruz.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Iracema Luiza de Souza.

Muitos estrangeiros vêm ao Brasil com o objetivo de aprender a falar e escrever melhor em língua portuguesa, bem como conhecer e viver a cultura. Ao viverem no Brasil, comparam constantemente a sua cultura com a do outro (brasileiro). Essa prática discursiva foi percebida durante as produções orais e escritas dos alunos do curso de PLE no Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL/UFBA). Pretendo, com este trabalho, relatar a minha experiência, enquanto professora de Português como Segunda Língua, em que criei um blog a fim de compartilhar algumas das produções textuais feitas pelos alunos.  Nessa perspectiva, adotei a abordagem comunicativa para o ensino de língua estrangeira (Cf. SILVEIRA, 1999), a concepção de língua como lugar de interação (Cf. GERALDI, 1997; MARCUSCCHI, 2008; KOCH, 2002) e o papel dos gêneros textuais (Cf. BAKHTIN, 1997; MARCUSCCHI, 2005) no uso da língua e, consequentemente, no ensino da mesma (Cf. ANTUNES, 2009; KOCH, 2002).
O blog foi criado motivado pelo interesse demonstrado pelos alunos em compartilhar as suas expereriências tanto nas atividades de produção oral como nas produções escritas. Partindo da ideia de que a interação é primordial para que a aprendizagem aconteça, a abordagem comunicativa corrobora com o desenvolvimento das quatro habilidades (ouvir, ler, falar e escrever) em situações reais de uso da língua. Percebi a importância de compartilhar essas produções textuais em um meio onde, além de mim, outros leitores tivessem acesso, principalmente os alunos da turma. O uso do blog no processo de ensino e aprendizagem de PLE nesse ensino presencial tem possibilitado maior interação entre os alunos, motivando-os a ler, postar e comentar no blog, logo passam a usar a língua numa situação real.

Palavras-chave: Linguística Aplicada. Ensino e Aprendizagem de Línguas. Letramento Digital. Português como Segunda Língua.


REFERÊNCIAS

ANTUNES, I. Textualidade e gêneros textuais: referência para o ensino de línguas. In:______. Língua, texto e ensino: uma outra escola possível. São Paulo: Ed. Parábola, 2009.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GERALDI, J. W. Concepções de Linguagem e Ensino de Português, In: ______. (org). O texto na sala
de aula. São Paulo: Ática, 1997.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do Texto. São Paulo: Cortez, 2002.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005

______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SILVEIRA, M. I. M. Principais modelos teóricos de aprendizagem. In:______. Línguas estrangeiras: uma visão histórica das abordagens, métodos e técnicas de ensino. Maceió; São Paulo: Edições Catavento, 1999.








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