quarta-feira, 12 de junho de 2013

Problemas numa Universidade na Bahia

   
Por M. N.
Aluno do Nível Intermediário II


Adorei minha viagem ao Brasil. Mas eu quero falar agora sobre um tema que, esperançosamente, fique um pouco mais interessante para ler. Eu quero falar sobre a minha relação com a Universidade Católica de Salvador. Nossos problemas começaram há três meses quando eu recebi a lista dos cursos. Quase a metade dos cursos que eu queria tomar começaram às sete horas—ridículo. Como é que eu devo aprender quando estou dormindo? E nossa relação ficou pior. Dois dias depois de me matricular nas minhas aulas, eu recebi um email da Universidade que eu não me podia matricular em duas das minhas disciplinas porque uma aula terminou muito perto do começo da outra aula. Eu respondi que eu tinha falado com os meus professores, e eles não tinham problema nenhum com meu horário. Mas a Universidade respondeu que, infelizmente, não importava o que os professores acharam, "os computadores não permitem que eu faça os dois cursos.”
   Poucos dias depois meu professor de economia, quem eu adorava, anunciou que ele vai sair da Universidade para trabalhar numa outra universidade. Tá bom, eu pensei, vamos receber um ótimo professor novo. E na próxima semana, o recebemos! Por uma semana. A semana depois, o professor anunciou que, na verdade, não podia ensinar às segundas-feiras. Foi mais três semanas para encontrar uma professora nova. Em fim, quando a professora nova (a terceira) começou com a primeira aula do curso (a terceira vez que os alunos tinham ouvido essa aula), já tínhamos perdido sete semanas da aula. 
Obrigado UCSAL.

10 comentários:

  1. Nada disso podenos surprender, por muito católica que seja a universidade. Fica chato, mas eu lembro ter vivido experiências similares no Chile. Antes das universidades privadas terem-se legitimado socialmente e legalizado jurídicamente, contratavam dotores, professores com mestrado, etc. Lembro que o ano 1993, foram liberadas de controle estatal e um mes depois començaram as demições. Lógico -pelos costos- contrataram ex alunos fidelizados institucionalmente e com menos demandas económicas. Hoje, temos uma burbulha especulativa na área do conhecimento que logo vai dar que falar.
    W.P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. W.P., aqui em SSA, temos muitas faculdades que fazem isso: contratam professores doutores e mestres e depois de um tempo os demitem. Geralmente isso ocorre quando a faculdade vai ser vistoriada pelo MEC.

      Excluir
  2. Sim, estes procedimentos de inscrição sao complicados as vezes! Eu acho que manter uma boa relação com o pessoal da administração seja um bom (e útil) objetivo. Investi em alguns cafezinhos que eu costumei de trazer no escritório da pós graduação. Isso teve um efeito bom em relação às minhas requerimentos. Até hoje eu ganho sorrisos das pessoas que trabalham lá! Bom, nao sei, talvez numa universidade católica seja melhor trabalhar com velas ou água benta...
    (J.B.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. J.B, poderíamos dizer que essa sua atitude tem relação com a política da boa vizinhança. Já ouviu falar?

      Excluir
  3. M.N., a situação que você descreve é muito chata mesmo, ainda mais por se tratar de uma universidade particular. Infelizmente, essa situação é muito comum também em algumas escolas e universidades públicas.

    ResponderExcluir
  4. Sinto muito. Esses tipos de experiências são muito difíceis especialmente para pessoas que não tem muito paciência. Vou a assistir aulas na Universidade Católica de Salvador neste outono. E todo mundo sempre está me dizendo que as Faculdades no Brasil são muito diferentes do que as Faculdades nos estados unidos. O sistema educativo varia em todos os países. Na minha Faculdade nos estado unidos, é possível para ter uma aula que termina muito perto de começo da outra aula porque todas as aulas começam dez minutos de atraso. Mais, o início do semestre é sempre estressante com muitas mudanças. É uma boa idea para ter bastante paciência, especialmente quando estuda num outro país.

    ResponderExcluir
  5. Eu vou começar a tomar aulas na Católica em agosto. Agora depois de ler o seu blog estou um pouco nervoso que vou passar pela mesma situação que você. Entendo que tudo nao vai ser igual ao que estou acostumado nos Estados Unidos e que vou precisar um pouco de paciência. E uma pena que você tevi que passar por todas esas dificuldades, tomara que a Falcudade começa a mudar esas coisas para asi melhorar a situação para futuros alunos

    C.C.


    ResponderExcluir
  6. Quando eu lei a seqüência sobre aulas cedas, senti simpatia para você imediatamente. Eu sempre escolho aulas que no final no dia. Eu odiava haver aulas cedas e às vezes e decidia dormir em vez. Ter computadores a organizar a sistema pode ser muito útil, mas às vezes pode ser muito rigoroso. Embora você sabe que você pode ter duas aulas que não estão contraditório, a computador está dizendo-lhe que você não pode fazer isso; como frustrante? Uma vez, eu matriculei para aulas mas eu não consegui porque a sistema computador estive me bloqueando.

    ResponderExcluir
  7. Sua situação é muito horrível e irritante e não deve acontecer a uma universidade grande e famosa como UCSAL. Eu não sei como você pode aprender quando tem que começar uma aula difícil três vezes. Eu posso entender seus problemas com aulas porque todos os semestres, minha universidade nos Estados Unidos não aceita meu horario e tenho que falar com todos os profesores e o escritório de estudos hispânicos também. Eu não estou animado para iniciar as aulas em agosto, especialmente depois de eu li seu blog!
    A.C.

    ResponderExcluir
  8. Sinto muito. Eu vou começar as minhas aulas na UCSAL em agosto e eu espero que não tenho estes problemas com o meu registo e instrução. Eu posso entender as regas da universidade e as tentativas para aconselhar os seus alunos, mas eles precisam de encorajar os alunos e lhes permitem vicejar academicamente. Estou curioso sobre como é que a hierarquia administrativa funciona aqui nas universidades no Brasil? O comentario do seu blog parece muito impessoal, eu acho que os seu problemas podia sido resolvido com um reunião com um trabalhador administrativa como um "Dean". As oportunidades por reuniões como isso existem na UCSAL?
    A.P.

    ResponderExcluir