sexta-feira, 7 de junho de 2013

Fazendo Compras no Brasil

Por S. M
Nível Intermediário II

Porque é que minha visita semanal ao bom Bom Preço é uma experiência tão dolorosa?
Cada semana quando eu faço as compras semanais fico chocado com o tamanho das filas no supermercado.  Além disso fico igualmente chocado como os brasileiros parecem não se incomodarem com esta situação, como eu fico. É bastante estranho para mim ver como eles toleram o tamanho inaceitável das filas.  Para eles parece ser tão normal pegar filas gigantes como um ritual igual a entrar no supermercado e pegar o carrinho para iniciar as compras.  Aí eu pergunto...porque será que a "experiência do supermercado" na Europa funciona de modo muito mais eficiente do que aqui no Brasil?
Razões não deveriam existir.  A tecnologia usada é a mesma, todos os itens estão com código de barras, o número de empregados que trabalham é bem parecido, os layouts das lojas são quase idênticos.  Então onde está o motivo para tamanha diferença?
É difícil identificar exatamente o problema, mas eu acho que é uma combinação dos seguintes fatores:
  • Os brasileiros, especialmente os baianos, se acostumaram com as longas filas, aceitam-nas como algo normal e, portanto, não reclamam.

  • Sem reclamações suficientes do clientes, os gerentes das lojas não se sentem obrigados a mudar nada no sentido de melhorar a eficiência dos serviços.
  • O problema é visto em qualquer dos supermercados da cidade, ou seja, não importa se você escolhe o bom preço ou o hiper-ideal, a experiência será a mesma, com o mesmo problema das inaceitáveis longas filas.
O que vocês acham que os supermercados podem fazer para melhorar?
Com toda certeza fazer compras semanais não deveria ser tão doloroso!!
O que eu observei de positivo no Brasil que não existe na europa são as filas preferenciais para pessoas idosas, mulheres grávidas e deficientes.
Penso que esta situação com as filas dos supermercados é apenas um exemplo de algo que se vê em muitas outras situações no Brasil. O povo  não deveria aceitar a corrupção do governo e das empresas, deveria protestar, mas infelizmente, o povo já está acostumado a ter péssimos serviços, é por isso eu acho que o Brasil sempre vai ter problemas desenvolvindo.
Para concluir, no fim das contas a situação tornou-se tão frustrante, que a partir de agora só fazer as minhas compras com minha avó. ;o)


7 comentários:

  1. Talvez tudo isso seja uma piada grande--um ato feito pelos donos das lojas porque eles acham que é legal/ exótico/ uma coisa "americana" ficar em fila por uma eternidade. (minha própria piada ruim).
    Na verdade, embora eu esteja muito ansiosa a voltar aos EAU--a terra onde "o cliente sempre tem razão" vou sentir a falte de umas caixas que sempre tinham um sorriso grande e realmente queriam me ajudar. Às vezes eu consegui encontrar a felicidade baiana quando eu fazia minhas compras.
    -SCR

    ResponderExcluir
  2. Se nos EUA, o cliente sempre tem razão, aqui, o cliente tenta ter razão. Sim, nós brasileiros ( baianos) não sabemos reclamar, não sabemos lutar de maneira acertiva pelos nossos direitos. Nós temos inúmeros direitos, inclusive aquele da fila dos caixas de banco: a lei dos 20 minutos. Já ouviram falar? Quantos bancos cumprem essa lei? Quais as suas justificativas em não cumpri-las?
    A nossa população precisa ser bem educada, mas como isso pode acontecer se o governo não valoriza a Educação?

    ResponderExcluir
  3. Veja só, Bom Preço, é Wallmart. Acho que seria boa idéia pergunta-lhes sobre o assunto. G Barbosa e a Perini é de um empresário Alemán Chileno radicado em Chile e dono de Consesud. Eles –os empresários chilenos- usam nossos fundos previdenciários, administrados privadamente, para fazer os seus investimentos no exterior.
    Os fundos previdenciários não rendam mais de um 2 a 4 % como meia, menos do que dava o antigo e burocrático sistema estatal bancário 4,2%. Por essa e outras razões (utilização distorcida do aparelho estatal), tem-se enriquecido demais.
    Também, os nossos ministros de fazenda(com estudos em Chicago e Harvard), permitiram que os nossos fundos para aposentadoria foram para instrumentos financeiros emitidos pelas autoridades americanas (20 % do total do capital). A renda é aqui 3 %, descontando as comissões pela administração, claro (porque EEUU esta meio falido). Também, permitem prestar capital ao sistema financeiro local a uma taxa de 6 % para que as pessoas possam pedir grana aos bancos, que é repassada com juros de entre um 50 a 100 %. Tente empreender e quase com segurança terminara na cadeia pelas dividas.
    A minha falecida avó, Elsa Meyer, que não conseguiu completar o último ano do ensino fundamental no Chile, (porque cassou com 14 anos de idade), era mais eficiente administradora da grana. Geralmente, conseguia taxas de entre 9 a 11% de juros. Um pouco mais do que nossos novelescos ministros da fazenda.
    Da história de Wallmart em Chile, prefiro não falar, porque não vai acreditar como foi gerada.....
    W. P.

    Acionista minoritário de um filho de um juiz da SS e do Governo Americano (Imagino que para financiar guerras).
    Amem

    ResponderExcluir
  4. Hoje comprei um espelho para parede em Bom Preço. No caixa só cobriu com sacola grande sem fita plástica. Era um pouco grande para carregar até chegar em casa. Eu pedi prender com alguma fita para ficar mais fácil de carregar. Mas resposta de funcionaria foi NÃO. Já cansei de reclamar, mas por que está vendendo coisas grandes sem preparo de empacotar... aiai..

    ResponderExcluir
  5. Não vou comentar na capacidade dos brasileiros a ser eficientes e rápidos em fazer compras (outra conversa), mas vou comentar na grande capacidade do povo brasileiro a aceitar em vez de mudar. Sem motivo a mudar (complacência), nada vai mudar, né? Eu entendo a sua frustração, embora pareça um grande salto de ineficiências da fila do supermercado para problemas com o desenvolvimento. Da minha perspectiva, não faz sentido esperar horas na fila para comprar um iogurte em Bom-preço (minha odisseia diária), mas...nós vamos voltar à hiper-eficiência aos países ocidentais, e quem vai mudar? Ele que mora AQUI, no Brasil... 1) Quem aqui vai implementar o sistema melhor; 2) Quem aqui actualmente acha que existe hoje um sistema pior? 3) Com que autoridade temos para dizer isso? Tudo interessante...

    -SFM

    ResponderExcluir
  6. Supermercado McGough: Entre e Saia em Dez Minutos

    Para que você pode fazer as coisas importantes na SUA VIDA!








    (M.N)

    ResponderExcluir