sexta-feira, 26 de julho de 2013

Brasil X EUA

Por Jordan Marks

Nível Intermediário I

Eu estou muito surpreendido com a cultura brasileira. É mais ocidental que eu já pensei.

Quando eu liguei a tevê, eu assisti a um programa que era popular quando eu era criança, e foi dublado em Português. Já vi muitos filmes dublados em português durante minha estadia no Brasil. Acho que os Estados Unidos tem um grande mercado para filmes porque Hollywood tem uma grande economia. O Brasil tem muita demanda, mas não tem recursos bastantes para muitos filmes. Os shoppings no Brasil são como shoppings nos Estados Unidos. Eu fiquei muito surpreendido quando eu entrei no meu primeiro shopping no Brasil. Muitas lojas para comprar roupas, eletrônico, e lojas para comer. O shopping Barra é muito limpo e atarefado.

Há muitas diferenças entre Brasil e EUA, claro, mas eles têm mais semelhanças que você pensa.

 


7 comentários:

  1. Jordan eu concordo com voce! Brasil tem muitas coisas que sao similar a os Estados Unidos quando eu estou no Shopping Barra parece como si fosse un Shopping Americano mesmo, Shoppping Barra e ate mais grande que o shopping na minha cidade.

    C.C

    ResponderExcluir
  2. Jordan! Eu concordo com voce também! Eu não gosto de visitar Shopping Barra porque eu me sinto como estou nos Estados Unidos. Mas eu fui ao cinema e assisti um filme americano com subtítulos em português. Essas coisas são definitivamente parte da globalização.

    A.C.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com Jordan sobre a surpresa de ver tantos programas americanos aqui no Brasil. Personalmente, eu não gosto de assistir programas dublados por causa de dessincronização entre o audio e visual. Mas, legendas são boas. Para mim, a coisa interessante no Shopping Barra (o único shopping no que eu fui) é a diferença a dentro do shopping com comparação da fora. Tori J.

    ResponderExcluir
  4. Só para oferecer outro ponto de vista... Nós (estadunidenses) somo hipócritas se pensarmos que não imitamos outras culturas. Temos vários “Chinatowns” e ninguém nos acusa de ser falsos o imitadores. Quando eu estava numa comunidade muito rural fora de Cusco, eu também me chateei com a influencia norte-americana na cultura. Fez-me triste ver eles ‘perdendo a cultura indígena’ para uma cultura globalizada e comercializada. Ainda, faz-me triste e eu quero que eles preservem as tradições da comunidade. Mas, quem sou eu para dizer que eles são inautênticos? Não acho que estamos fingindo ser chineses quando frequentarmos Chinatown en Nova Iorque. Estamos numa época em que tudo é uma mistura e é difícil criar fronteiras entre as culturas diferentes.

    R.S.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do que Jordan escreveu no sentido de que “Há muitas diferenças entre Brasil e EUA, claro, mas eles têm mais semelhanças que você pensa.” E, de uma certa forma, concordo com ele. Mas, a longo dos anos que venho morando no Brasil, também venho reparando que cada coisa que, a priori, parece ser semelhante à um aspecto da cultura americana, acaba sendo tão alterada, adaptada e adequada à cultura brasileira, que deixa de ser tão americana quanto brasileira.

    Ou seja, a aparência das coisas muitas vezes é de ser americanizada, mas muitas vezes a semelhança fica só nessa aparência inicial. Por exemplo, embora o Shopping Barra se pareça muito a um shopping qualquer americano, quando você: entra no banheiro e ver o tamanho dos cabines (muito estreitos e altos em comparação aos dos EUA); vê um banco de expresso no corredor de cada andar (normalmente tem uma casa de café e não só um banquinho no meio do corredor nos EUA); vê que em cada vitrine propagandas de “dividir em 10x” (cuja noção quase não existe nos EUA); ou entra em uma loja e fica aproximado por cinco pessoas querendo saber se já tem o cartão de fidelidade -- da C&A, por exemplo (o qual nunca vi acontecer em Marshall’s, Macy’s ou outras lojas do tipo) -- então fica fácil de se localizar, e de se localizar dentro do Brasil.

    Então, o esqueleto do edifício pode, para todos os devidos fins, dar a idéia de que o shopping foi fabricado nos EUA e transportado ao Brasil; mas, em cada corredor, banheiro e loja existem coisas distintas e exclusivamente brasileiras que não deixam a pessoa se enganar muito quanto ao local, cultura e contexto verdadeiros :) - R.H.D.

    ResponderExcluir
  6. Olá.

    Vou comentar só um assunto que você escreveu, mas desde minha perspectiva. Os programas de TV estâo mundializados. Quando eu assití na TV brasileira "El Chavo del 8", que é o nome do programa da red mexicana televisa, nâo sabia se rir ou nâo. Fica esquisito saber que o que você viu no original, tem uma ou mais leituras e interpretaçôes e que as pessoas terminam por se idintificar com o TV quase acreditando que o produto cultural é próprio.
    O mesmo vi com o programa CQC, que já existe no Chile há muito tempo. O fenômeno foi o mesmo porque a identificaçâo lá foi imediata, sim saber, claro, que na verdade é um produto envasado surgido na Argentina no programa de Tinelli, para nossa sorpresa, e complexo de inferioridade que as "élites" chilenas tem e que é hoje popular lá.
    wp aluno avanzado I

    ResponderExcluir
  7. Os programas de tv a maioria estão mundializados sim.
    ke

    ResponderExcluir