sexta-feira, 26 de julho de 2013

Futebol em Salvador, BA, Brasil



Por Christopher Cardona


Nível Intermediário I

Durante a minha estadia em Salvador, eu já tive a oportunidade de assistir dois jogos de futebol.  Os dois jogos foram no estádio Arena Fonte Nova, um dos estádios que vai ser utilizado para a Copa do Mundo em 2014. A primeira partida que eu assisti foi Itália contra Uruguai para determinar a posição do terceiro lugar na Copa de Confederações. Poder assistir esse jogo foi uma experiência inesquecível porque de uma maneira foi uma pré-visualização de como vai ser a Copa do Mundo. Fora do estádio o ambiente foi excelente, os diversos patrocinadores tinham diferentes bancadas com música e produtos oficiais da FIFA. O jogo foi emocionante e dava para perceber a qualidade dos jogadores dentro do campo.  As quase 42.000 pessoas que ingressaram ao estádio deixaram a Fonte Nova pintada de diferentes cores. A maioria da torcida brasileira ficou torcendo para que o Uruguai ganhasse, mas, no final dos noventa minutos, o jogo terminou com um empate de dois a dois. Com o placar empatado, o jogo continuou com duas metades de 15 minutos de prorrogação, mas ainda assim ninguém conseguiu fazer um gol. Imagina ver um jogo assim ser definido nos pênaltis e ao vivo! Com cada pênalti gritei e fiquei mais nervoso, até no final quando o goleiro da Itália conseguiu parar duas cobranças de pênaltis do Uruguai. Itália, o país que eu queria que ganhasse,  ganhou! Depois dessa experiência, eu soube que tinha que voltar e ver outro jogo. Eu resolvi ir na semana seguinte ao jogo do Bahia contra Corinthians. Ver um jogo do Brasilerão é diferente que ver um jogo da FIFA. Primeiro, os torcedores são mais apaixonados por seus clubes, eles tem canções e bandeiras muito grandes que eles as colocam dentro do estádio. Outra diferença é que nos jogos da FIFA eles nao deixam as pessoas entrar com tambores, coisa que muda o ambiente bastante.  O jogo que eu vi acabou com o Bahia perdendo de dois a zero, eu saí do estádio triste, mas gostei de poder ver um dos meus jogadores preferidos, Alexandre Pato, fazer dois gols. Eu recomendo para todas as pesoas que gostam de futebol ir a pelo menos um jogo, vale muito a pena!


6 comentários:

  1. Bacana, Chris! Depois de lendo o seu blog, eu tinha aprendido uma nova palavra: inesquecível. Estou triste que eu perdi dois grandes jogos! Quero muito assistir um jogo logo. Houve mais pessoas para o jogo entre Itália e Uruguai ou para o jogo do Bahia contra Corinthians? Você vai voltar ao Brasil para a Copa?

    ResponderExcluir
  2. Agora, eu estou muito feliz porque eu fui a jogo de futebol. Futebol é uma coisa que os culturas diferentes. É não importante onde você ir no Brasil; todas as culturas adoram futebol. A liga no Brasil tem jogadores talentosos e pessoas de todo o mundo. Também, eu gosto de estádios e arquitetura deles. Eu gostei Fonte Nova. É estádio bonito.

    ResponderExcluir
  3. Sua historia me lembra muito de Belo Horizonte, onde morava antes de vir a Salvador. Alí tem dois clubes rivalizando. Essa revalidade já dura muito tempo e a cidade é seperada por causa disso, incluindo casais, que se brigam por essa razão. Cada quarta-feira e domingos se realizava um jogo no estádio perto da minha casa e nesses dias sempre havia uma guerra nas ruas com muitos foguetes. Sempre tentava voltar para casa antes de começo do jogo para não cair nas bagunças. Eu nunca vi um povo tal apaixonada ou, em outras palavras louca, por futebol! Os torcedores foram em geral os mais barulhentos gritando “Gaaaaaaaaloooo”, o apelido de Atlético Mineiro, toda a noite no caso o equipe deles ganhou.
    Quando o “Galo” alcançou a taça do Campeonato dos Libertadores no Julho 2013 a cidade explodiu tanto os torcedores de Atlético como os do Cruzeiro, do rival.
    Continuou os próximos 4 dias acompanhado dos gritos e foguetes, especialmente no bairro onde morei. Uma locura!
    Em Belo Horizonte se dizem que nos domingos você vai rezar ou você vai no bar. A cidade tem a maior concentração de bares a nível nacional no Brasil. Provavelmente porque não tem praia e nada para fazer aos fim de semanas, pelo menos para as pessoas que não tem as condições para andar nos parques nacionais perto da cidade. Pois minha teoria é que futebol e cerveja alí são as melhores opções de distrair no fim de semana.
    Mesmo assim, eu aínda quero assistir um jogo de um equipe nacional do Brasil diretamente no estádio para ter uma experiência inesquecível!
    D.W.

    ResponderExcluir
  4. O estádio Arena Fonte Nova e muito lindo! Tive a oportunidade de ir quando foi a Inaguracao, assisti Bahia vs. Victoria, Vitoria ganhou 5 - 1 contra Bahia! Acho que nao é só terrivel o número 5, o feio é passar a história do Arena Fonte nova dessa maneira. Eu nao sou de nenhum equipe aqui no Brasil, mas lembro como os torcedores de bahia estavam deixando o estádio em massa!! muito chateados e tristes. Agora, com respeito ao Uruguai vc. Italia acho que Italia nao merecia ganhar esse partido, Uruguai jogou bem melhor!!! só que teve a mala sorte no penalti.

    Carla C

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu me fiz torcedor de Vitória. Por isso vou discordar da sua recomendaçâo, ainda que esteja em minoria.
    É verdade,a Fonte Nova é um estadio bonito e será uma das cedes do próximo mundial, mas vou lhe recomendar assitir a um outro estadio: o Barradào, justamente pelo contrário. Nào é um estadio bonito, nâo é confortável, nâo fica em um bairro bom, mas é a base da paixâo latinoamericana pelo futbol. (Sim contar que vai demorar duas horas em chegar lá, pelo emngarrafamento). Em sintese, nâo é um estádio FIFA.
    Mas, me trouxe lembranças dos estádios que conhecí na minha infância, deses onde você tinha que ter cuidado porque a madeira podia estar na data de validade, ou onde um bêbado podia terminar brigando con você sim razào.
    Pode ser que eu terminei gostando mesmo do Vitoria.

    wp
    aluno Avanzado I

    ResponderExcluir
  6. Voce nao comentou sobre a situacao nas ruas chegando par assistir os jogos. Claro que o futebol, e o espectaculo, foram fantasticos, mas fico em duvida sobre a situacao que pode acontecer o ano que vem. Atraves do futebol o Brasil ganhou a atencao do mundo inteiro. E assim os manifestacoes tambem ganhou muito atencao. Alem dos problemas socias, ecomomicos, etc. tambem acho que o contrato que foi feito entre a FIFA e o governo Brasileiro nao foi justo - a FIFA vai sair do Brasil com os cofres cheios. E.M.

    ResponderExcluir