sábado, 27 de julho de 2013

Sempre Direto - Pedindo informação em Salvador, BA, Brasil

Por Lydia Koehn
Nível Intermediário I 

Se você alguma vez estiver perdido em Salvador, quando você perguntar indicações, esteja preparado para uma resposta de uma palavra: “Direto”. Em Salvador, a palavra “direto” é seu mapa para a cidade inteira.  


Na minha cidade Detroit nos Estados Unidos, as ruas fazem linhas retas, os bairros são quadrados, e as esquinas são perpendiculares.  Mas a cidade de Salvador tem muitas voltas e reviravoltas.  A cidade não foi desenhada pelo matemático.  As ruas não foram feitas para os estrangeiros.  As ruas têm muitas curvas, e as esquinas são redondas.  Então, se você for “direto”, você vai chegar a qualquer destino.  


Eu aprendi esta regra quando eu estava procurando uma farmácia.  Era minha terceira semana na lindíssima cidade de Salvador, e eu já estava resfriada.  No início, eu tratei de procurar a farmácia sozinha.  Mas logo que eu virei a esquina, eu estava perdida.  


Em Salvador, a gente é muito boa, e eu me sinto confortável para pedir informações.  Mas, quando eu pedi a algumas pessoas indicações para chegar à farmácia, todas as respostas foram mais ou menos as mesmas: “direto.”  Não esquerda nem direita - só direto.  E como eu seguia as indicações delas, eu descobri que para seguir direto, as curvas na rua são a direção correta de ir!  Se você for direto, vai chegar exatamente onde você precisa estar.  


Eu tinha chegado a esta conclusão quando eu cheguei à farmácia.  Eu achei, “Finalmente eu posso comprar o remédio que eu preciso!”.  Mas eu não me lembrei de todas as informações, de todos os remédios em português.  Claro.  Felizmente, as embalagens dos remédios me ajudaram muito.  Um remédio para uma tosse, por exemplo, tinha um desenho duns pulmões e duma garganta.  Eu comprei esse remédio e também outro remédio, “Multigrip” numa caixa cor-de-laranja que dizia “Frutas Vermelhas!”.  Naturalmente, eu me lembrei do sorvete que eu comi no Pelourinho que tinha o delicioso sabor de frutas vermelhas.  Então, eu queria um remédio com o mesmo sabor.  


Depois que eu tinha pagado os meus remédios, eu andei a pé direto, na mesma rua, para minha casa.  Mas, quando eu cheguei em casa, eu vi que eu não tinha lido as palavras grifadas na embalagem de “Multigrip”.  Dentro da caixa cor-de-laranja, havia uma garrafinha com indicações que diziam para tomar de trinta até quarenta gotas, três ou quatro vezes ao dia.  Sem dúvida, no exterior da caixa havia as palavras “Solução oral uso oral pediátrico de 2 a 6 anos.”


Torço muito para que lá na frente, eu não faça o mesmo erro duas vezes. 





4 comentários:

  1. Ai meu deus, Lydia! Eu entendo a sua dor! Eu sou horrível com as direções. Talvez até o final do programa, eu vou finalmente saber como andar pra Shopping Barra sozinha da minha casa :p. Eu também geralmente recebo respostas semelhantes quando perguntando por direções em Salvador. Mas mesmo assim "se você for “direto”, você vai chegar a qualquer destino" soa bem filosófico, né? :)

    ResponderExcluir
  2. Aconteceu similar comigo. No meu pais, voce faz uma pergunta na rua e as pessoas si souberem responem onde fica tal lugar, e se nao souberem falam que nao não tem essa informação!, mas aqui parace o que os Bahianos tem obrigacao de contestar, porque eles contestan de qualquer jeito, já seja direto direto, ou "sim este é o ónibus", quando nao é. Mas muitas vezes, já São uns cinco mulheres que me ajundan quando esteve perguntando coisas ao motorista, eu nao vi elas, mas vinheram a mi ajudar. Ainda nao sei completamente como é o perfil do Bahiano já que cheguei a pouco tempo, mas sei que sao muito bacanos.

    Carla C.

    ResponderExcluir
  3. Eu compreendo totalmente. Eu acho que em alguns casos as pessoas não sabem onde você está tentando ir, mas eles querem ser útil. Outras vezes, eu acho que as pessoas sabem, mas não sabem os nomes das ruas. Eles sabem onde que algo está localizado e pode ir lá, mas não podem dar instruções para uma outra pessoa. Isso aconteceu a me várias vezes por procurar apartamentos no Rio e em Salvador. eu ligaria o proprietário para fazer uma consulta para ver um apartamento. Quando eu perguntando por direções, eles dizem que é próximo a esse lugar ou passado este lugar. Eles só podiam dar marcos, mas não rua endereço. Este é a razão, eu adoro o sistema de grade em Nova York. É quase à prova de idiotas.

    ResponderExcluir
  4. Pior ainda, uma coisa que eu acho sobre as pessoas... Procurando algum destino, se voce parar alguem na rua e pedir adjuda, parece as vezes que as pessoas acham que seria mal educado falar logo que nao tem a menor idea onde fica. Em vez logo inventa qualquer resposta tipo 'tem que ir la na Sete Portas e siga em frente'. E.M.

    ResponderExcluir