Recorda-se dessa imagem?
Sim, é aquela brincadeira infantil chamada "amarelinha". Cada jogador precisa ter uma pedrinha, não pode pisar nas linhas do jogo etc.
Você deve estar se perguntado: Sara, o que esse tem a ver jogo com a aula de PLE?
Quando iniciamos as aulas com uma turma de básico II, precisamos fazer algumas revisões, não é? Que tal, em uma dessas aulas, trabalharmos com o tema "brincadeiras infantis"?
Como iniciar a aula?
1. Prepare um slide (Power Point) com imagens de várias brincadeiras infantis. Inicie a aula com esse slide, à medida que for passando as imagens, faça perguntas aos alunos. Por exemplo:
- O que tem nessa imagem?
- O que essas crianças estão fazendo?
- Qual o nome dessa brincadeira?
- Você brincava muito na sua infância?
- Quais as brincadeiras que você mais gostava?
- Há brincadeira de menino e brincadeira de menina? Quais? O que você pensa sobre isso?
Sugiro estas imagens:
O objetivo principal dessa atividade de relembrar a infância é motivá-los a falarem dela, utilizando, claro, as habilidades comunicativas, léxico e conteúdos gramaticais trabalhados no básico I.
Você, professor, fique atento às seguintes questões:
- Usaram palavras ou frases para responder as perguntas?
- Tiveram dificuldades para respondê-las?
- Houve desvios/erros ao usarem artigos, pronomes, verbos no presente e no pretérito perfeito e imperfeito? Quais?
Agora, você tem elementos suficientes para fazer o diagnóstico da turma. Se achar pertinente, aproveite para fazer uma revisão pontual de alguns conceitos gramaticais e observações em relação aos desvios/erros cometidos nessa aula.
Você já ouviu falar na cantiga "Escravos de Jó"? Que tal finalizar a aula com ela?
Ensine-os a letra da cantiga e as regras do jogo, seja sucinto ao lhes contar a história dessa cantiga, uma vez que é uma turma de básico 2, e a aula é de revisão.
Uma das versões da cantiga:
Para saber a história e as regras, clique aqui .
Mais da história, clique aqui e aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário