domingo, 1 de junho de 2014

Viva São João! - Indicação de Filme





"Olha pro céu, meu amor,
Vê como ele está lindo!
Olha praquele balão multicor 
Como no céu vai sumindo..."
  (Olha pro céu, Luiz Gonzaga)


Como uma boa nordestina, nascida e criada no interior da Bahia, iniciei essa postagem com um trechinho da música "Olha pro Céu" do nosso Eterno Rei do Baião: Luiz Gonzaga para dar boas-vindas ao mês de junho. 


Aproveito para lhe indicar o filme " Gonzaga - de pai para filho", lançado em outubro de 2012. Vou logo lhe dizendo: é um filme muito emocionante! Prepare, além da pipoca, a pamonha, o milho cozido; tome uma dose de licor e  não se esqueça do lenço para enxugar as benditas lágrimas. 

Quer assistir ao trailer oficial? Veja aqui.

Muitas cenas do filme acontecem no sertão nordestino, região de muita seca e pobreza. Aproveite para falar aos seus alunos que nós nordestinos, durante o mês de junho, agradecemos e prestamos homenagens aos três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro, pelas chuvas que caem durante essa época do ano. 

Não se esqueça:



da FOGUEIRA



das QUADRILHAS

do TRIO NORDESTINO




dos BALÕES

E, PRINCIPALMENTE, DO PÃOZINHO DE SANTO ANTÔNIO



"Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão." Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm>.

Viva Santo Antônio! Viva!
Viva São João! Viva!
Viva São Pedro! Viva!


Nenhum comentário:

Postar um comentário