segunda-feira, 10 de junho de 2013

Experiência no Brasil

Por L. P.
Nível Intermediário II


Enquanto o período de despedida vai chegando, as emoções vêm todas de uma vez, O amor que eu tenho por esse lugar, misturado com o medo de sair, misturado com a vontade ver minha família, misturada com meu sentimento que meu aprendimento aqui está ainda no meu do seu processo, e que, se eu tivesse mais seis meses, eu iria chegar talvez até um ponto em que eu poderia parar. Mas como é assim, eu não estou em um ponto que eu sinto que posso parar. Eu sinto no meio da minha aventura, no meio do meu processo de me integrar, me procurar, me identificar aqui. Eu estou agora verificando quais amizades são reais e quais não, quais pessoas eu adoro e quero na minha vida para sempre e quais não. E, nessa mesma veia, eu vejo a vida de um jeito que nunca vi antes: como uma coisa passando, uma coisa que não se pode virar e voltar pra re-fazer, uma coisa de uma direção só, e, desse jeito, uma coisa única, e assustador. Eu vejo um monte de momentos que eu quero guardar para minha vida inteira, outras que eu quero continuar ter para minha vida inteira, e mais outras que eu aproveito no momento, e posso deixar passar depois disso. Mas na maioria, são momentos que eu quero guardar, que eu quero ficar tendo por dias e dias. E por isso eu começo pensar: como é que eu posso fazer certeza que, em qualquer lugar, eu vivo assim como eu vivo aqui. Como é que eu posso fazer certeza que eu continuo saindo dançar em qualquer lugar no planeta, que eu continuo conhecendo pessoal novo todo dia? Eu acho que é uma decisão. E mesmo que eu não goste tanto de ter que despedir Salvador, pelo menos eu ganhei essa visão mais clara da vida por causa da minha experiência aqui. Por isso, eu digo obrigada! E até o próximo.


7 comentários:

  1. Que lindo esse sentimento. Para mim, cada uma dessas emoções descritas é um tipo de saudade muito especial, ou seja, aquele tipo de saudade que a gente vive em antecipação da saudade que a gente sabe que é porvir. É aquela sensação doce-amarga que a gente sente antes de sair de um lugar, sem data para voltar ao mesmo. E, em especial, é aquela saudade que surge exclusivamente por conta da conexão que a gente compartilha com o Brasil. Pelo menos é isso que eu sinto, sobre esse sentimento, o qual produz aquela sensação, que você descreveu acima...

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de Salvador, acho que a cidade tem muito especial. Cada vez podemos sentir algumas coisas esprituais..

    ResponderExcluir
  3. Eu sou daquelas que fujo das despedidas. Não pensem que eu sou fria, muito pelo contrário, sou muito emotiva. Sabe aquelas pessoas que se emocionam na última cena de um filme? Que ao falar " mãe, te amo", a garganta trava? Que ao se deitar ao lado do seu sobrinho só para contar uma historinha ou, apenas, rezar com ele, os seus olhos enchem de lágrimas? Hum... Essa sou eu!
    Mas o que tem me deixado mais emocionada é ouvir de minha irmã toda vez quando retorno para Salvador, depois de alguns dias no interior, matando a saudade, que o meu sobrinho na hora de dormir, em sua oração disse: Deus, obrigado pela titia Sara ter vindo.
    Essas coisas, esses momentos nos enchem de alegria!

    ResponderExcluir
  4. CONCORDO!!! Eu não queria sair e agora sei COM CERTEZA que tudo acabou cedo demais. Acho que precisamos ficar muito mais tempo, precisamos chegar ao ponto em que podemos dizer tchau com orgulho e amor, e com o conhecimento de nosso progresso e melhoria como um ser humano

    ResponderExcluir
  5. É muito pessoal o comentário que você faz aqui, mas parece que gostou da possibilidade de viver na cidade de Salvador e está com saudade anticipada por ter que ir embora.
    Parece, esso sim, que a experiência não foi bem esclarecida por você...veio um conjunto de emoções que vão e vem e que não dam chance para serem avaliadas por enquanto.
    W.P.

    ResponderExcluir
  6. Falou muito sem dizer muito. Adorei o seu post porque todos podem-se relacionar com o texto e até ser inspirados para disfrutar o tempo que tem aqui. Eu pessoalmente fico incredula ao pensar que vou estar aqui seis meses, mas o seu post reafirma que nao é muito tempo e que será maravilhoso. :) Y.R.

    ResponderExcluir
  7. Só faz um pouco de mais de uma semana aqui em Salvador, e já me faz triste pensar a sair esse lugar maravilho. Então eu posso relacionar com isso sentimento. Fui a festa de samba hoje em Campo Grande, e senti a alegria da galera baina na minha alma. Adoro Salvador, adoro a cultura, adoro a gente aqui. Nunca olhei tantas pessoas dançando assim e se divertindo e cantando com a música. Mas, o autor tem razão, sempre há coisas boas, e sempre há coisas não tantas boas.
    SCS

    ResponderExcluir