quinta-feira, 13 de junho de 2013

Minha último despedida: à cidade mesma



Por C. R
Aluna do Nível Intermediário II


Tchau Salvador!

Depois de cinco meses na Capital da Alegria, eu tenho aprendindo, vivido e aproveitado mais do que eu poderia explicar, mas ao mesmo tempo eu tenho sofrido, chorido e reclamado mais do que alguém poderia justificar. Isso é o que Salvador faz- se faz sentir tantas emoções, se faz sentir tanta paixão, se faz sentir TANTA! Tudo de bom e tudo do mal, misturando na cidade e exigindo sua atenção. Quando cheguei na Bahia, em janeiro,  caí sem esperança , completamente e loucamente apaixonada pelas praias, as pessoas, a música, a comida, a alegria, a energia, o amor, a cidade mesma. 

Cada coisa que eu conheci, achava interessante, incrível, impressionante. Tempo passou, e eu conhecia a cidade melhor, e comecei a ver e pensar nas coisas menos lindas, as realidades cotidianas que no início não percebi ou pelo menos não prestava atenção. Com isso, minha cidade e eu comecamos a brigar como amantes novos. Eu estava frustrada, desapontada, zangada e triste. Eu não queria admitir as falhas e deficiências da cidade, o crime, o lixo, a corrupção.. as coisas que estavam interferindo com minha imagem perfeita do Salvador. Mas a vida continuava, e eu tentava conciliar os dois lados da cidade- tentava descobrir como pode ser que a cidade poderia suscitar e poderia representar emoções tais diferentes. Eu tentava descobrir como poderia ser que a cidade estava sofrendo tanto, mas ao mesmo tempo estava tão feliz e cheio de energia. Eu ainda não tenho a resposta certa. Mas tenho uma resposta. Parece que os baianos tem uma atitude extremamente positiva, que eles vêem que, em geral, o bem triunfa sobre o mal, que a beleza da vida e os milagres da natureza triunfam todo o mal e sofrimento. Depois de cinco meses, eu acho que posso finalmente concordar, Tudo Beleza. Eu aprendi a ver o melhor lado da vida, e com isso, tudo é beleza.



7 comentários:

  1. Já gritei , reclamei e briguei com baianos.E também ri muito, se-diverti,apaixonei por as paisagens daqui. Estou vivendo como ser humano aqui.
    Mas essa cidade tem que melhorar..Preciso educação para todas até as pessoas que moram na rua!

    ResponderExcluir
  2. Ahl moça, esta cidade da Bahia é múltipla edesigual. Sua beleza eterna, sólida como a de nenhuma outra cidadebrasileira, nascendo do passado, rebentando em pitoresco no cais, nasmacumbas, nas feiras, nos becos e nas ladeiras, sua beleza tão poderosaque se vê, apalpa e cheira, beleza de mulher sensual, esconde um mundode miséria e de dor.uito mais,pois te falarei do pitoresco e da poesia, te contarei da dor e da miséria.
    .......
    Vem, a Bahia te espera. Ê uma festa e é também um funeral. Oseresteiro canta o seu chamado. Os atabaques saúdam Exu na hora sagradado padê. Os saveiros cruzam o mar de Todos os Santos, mais além está orioParaguaçu. É doce a brisa sobre as palmas dos coqueiros nas praiasinfinitas. Um povo mestiço, cordial, civilizado, pobre e sensívelhabita essa paisagem de sonho. Vem, a Bahia te espera!

    Jorge Amado
    Bahia de Todos os Santos

    (Comentário é feito por Elena Stetsurina)

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu blog, mas eu acho que é bem rômantica essa noção que tudo é uma beleza aqui em Salvador. Claro, é bom como os baianos conseguem encontrar um lado positivo na hístoria, mas isso faz parte da problema também. Os baianos deveriam protestar, reclamar, brigar mais, senão nada vai mudar. A corrupção vai continuar, projetos como o metrô não vai acabar, o transporte público em geral vai continuar sendo uma grande confusão como é agora.
    O poder do povo é imenso, mas infelizmente os baianos não entenderam isso ainda. Por S M

    ResponderExcluir
  4. Eu tive uma experiência similar o ano passado quando cheguei em Salvador. Foram dois meses em que todo parecia ótimo, mas aos poucos fui caindo na real. Primeiro foi uma lessão no meu pé (pelas calçadas sem manutenção), depois tive uma ernia inguinal (por pegar duas caixas de má maneira). Corri para um posto de atendimento médico em Costa Azul, mas não tinha médico, nem medicamentos nem nada. Depois entrei no google e vi -pelos sintomas- o que eu tinha. Graças a deus internet existe!!.
    Teve alguma tranquilidade psicológica -nunca uma parte do meu intestino tinha saido da sua posição e gerado uma bola assim- (tanto que parecia o terceiro ovo). Graças a um vecinho -desses caras boa gente que existem em Salvador- fui levado a um posto médico de Boca do Rio, boca de lobo deveria se chamar. Qualquer caso, tinha de tudo (imagino que se o médico e os medicamentos faltarem a população local iria a assaltar o lugar para roubar tudo quanto for possível. Para que vai server um posto de saúde sem médico?.
    Finalmente, -e depois de tentar comprar um plano médico de saúde- terminei vendendo meu carro e voltando a Santiago para me operar em decembro passado. A conta foi 7.000 reais, só porque nem o médico nem o anestesista me cobraram.
    W.P

    ResponderExcluir
  5. Também sinto que aprendi ver o lado bom de qualquer situação aqui na Bahia. Baianos têm um jeito de rir nesses exatos momentos em que eu normalmente estaria tirando o cabelo da minha cabeça! Brinde aos baianos!
    L.P.

    ResponderExcluir
  6. Só tenho estado aqui por doze dias e estou de acordo com ela. Posso ver que Salvador é uma cidade com uma riqueza de beleza e cultura mas também tem problemas muito sérios. Então é uma cidade real, não é um paraíso. Eu acho que Salvador é melhor que um paraíso porque é uma cidade animada, é uma cidade dinamica. Por isso adoro Salvador porque é uma cidade viva que tem contradições interessantes.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por este post! Quando cheguei pela primeira vez em Salvador para uma estadia de seis meses, eu imediatamente senti o quão rápido os meses passaria por causa da beleza e paixão que é Salvador. Como qualquer grande cidade, existe vibração e fé, mas muitas vezes a corrupção e dor também. Ainda eu tenho muito a aprender sobre Salvador na minha procura pessoal para a cola que mantém a cidade juntos.

    -RG

    ResponderExcluir