terça-feira, 30 de julho de 2013

Viagem à Chapada Diamantina

Por Rochelle Galvão
Nível Intermediário I

Este fim de semana passado, eu tive o prazer de viajar para a Chapada Diamantina, localizada no centro da Bahia. Por três longos dias, eu estava cercada pela beleza, ambiência, e amigos que fizeram esta viagem uma das minhas favoritas e definitivamente uma para recordar. Deixe-me compartilhar com vocês algumas das minhas coisas favoritas sobre Chapada Diamantina!
Natureza: Andando em Lençóis e nas florestas circundantes era como caminhar através de uma pintura um minuto e uma fotografia do outro. A cidade de Lençóis tinha uma sensação antiquada, enquanto caminhávamos pelas ruas de paralelepípedos. Durante a viagem, o nosso grupo fez várias caminhadas e a gente observou cachoeiras, caminhos rochosos, corpos claros de água, vegetação e até mesmo uma caverna. Crescer numa cidade movimentada, por vezes, pode fazê-lo esquecer a beleza natural que a terra é capaz de produzir.
Alimentos: Se você pudesse escolher um tipo de alimento para comer para o resto da sua vida, o que você escolheria? Sem dúvida, eu escolheria pizza! (Em segundo lugar seria o açaí, eu acho.) Felizmente para mim, eu encontrei tanto em Lençóis, por um preço extremamente acessível. A comida preparada pela pousada que ficamos também era popular entre o grupo: Viva Arroz e Feijão!


Senso de Comunidade: Durante a estada, percebi o sentido de comunidade que existe na Chapada Diamantina e Lençóis. Muito bom dia’s e prazer’s foram trocadas. Também eu adorava brincar e interagir com as crianças da escola que voluntariamos. Durante meu tempo na Chapada Diamantina e Lençóis senti incluída, aceita e bem recebida pelos locais e eu não poderia pedir por mais.



5 comentários:

  1. Gostei muito da referência sobre as pizzas. Lembro-me que quando eu pedi a minha primeira pizza no Brazil, não tive a menor ideia do tamanho certo que devesse escolher (pequena, média, família, grande, gigante,...). Como sou bom garfo, pedi a maior : a pizza família. Mas que erro! Quando ela chegou à minha mesa, estava cobertando mais do que a metade dela! Na verdade, não consegui a terminar.. Agora quando peço uma pizza, escolho uma menor, e eprecio muito que no Brasil, a gente possa escolher mais de que um sabor.
    M.M.

    ResponderExcluir
  2. Eu também escrevi sobre esta viagem porque foi inesquecível. Eu tive os mesmos sentimentos da comunidade que foi lá em Lençóis. Claro, Rochelle escreve sobre a comida e agora eu não posso acreditar como eu esqueci incluir a pizza fabuloso. Adorei Lençóis, talvez a gente teria a oportunidade voltar nestes próximos cinco meses. Tori J.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei comovida ao ver que as pessoas do blog estavam escrevendo sobre Lençóis e a Chapada Diamantina, os quais também me marcaram de vez e, diria, que até mudaram a minha vida – por muitas das mesmas razões que Rochelle constatou na homenagem dela.

    Eu me lembro da primeira vez (de mais de 20) que fui para Lençóis e como achei mágico o fato de, desde o momento que sai do buzu às 4h da manha, até a hora de eu entrar de novo uma semana depois, não ter tido nenhum encontro ou situação que achei negativa. Ou seja, a recepção foi uma coisa totalmente única, pois para onde é que a gente pode ir sem acontecer uma coisa não agradável?

    Eu também me achei na natureza da Chapada – seja nas cachoeiras, nos poços, nas vales, nas vistas, nos rios, ou em baixo o céu cheio de quatro dimensões de estrelas.

    E, por último, a cidade de Lençóis em si tem um brilho especial, o qual cativa turistas, nativos e moradores -- que migraram para lá de outras cidades, estados e países -- de modo idêntico. A cidade é, por definição, linda, e suas ruas (que têm nomes do tipo “Vai quem quer”) levam a gente pelo portal dos séculos, nos transportando à época da busca dos diamantes, à terra dos garimpeiros.

    Obrigada por compartilhar suas reflexões, Rochelle! Me ajudou a viajar de voltar para esse lugar que mora tanto no meu coração quanto no coração de muitas outras pessoas! R.H.D.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito de sua entrada do blog! Na minha opinião a natureza e a pizza foram as partes melhores da viagem. Foi a pizza melhor que já comi na minha vida. Eu comi uma de vegetais e uma de banana, mel, mozarela e canela. A de banana parece estranha, mais foi uma delicia! Um dia quero voltar para Chapada Diamante para fazer mais trilhos e desfrutar mais da beleza natural! A.P

    ResponderExcluir
  5. Eu também adorei chapada dinamita e lençóis. Estou de acordo com você em que Lençóis tem um sentimento de comunidade belo. A naturaliza e fenomenal! Sua lembrança de lençóis fiz que eu fique com vontade do pizza e açaí. O açaí é minha sobremesa preferida. Precisamos de comer açaí pronto! O feijão e arroz foram gostosos mas já quasi estou-me cansando dessas comidas porque sempre estão em minha casa. Tamara que retornemos algum dia á lençóis e a chapada dinamita.

    R.Z

    ResponderExcluir